quarta-feira, 21 de março de 2012

Saúde Mental do NASF - Localidade Marinheiro (ESF Cedro): Março/2012

A saúde mental do NASF, através do psicólogo Raimundo Neto, tem atuado juntamente com a Equipe de Saúde da Família Cedro organizando atividades educativas com jovens das comunidades cobertas pela atuação daquela equipe, com o objetivo de promover informações e possibilitar discussões a respeito de temas levantados pelos próprios jovens como ansiedade, namoro, paquera, sexo, auxiliando na elaboração de estratégias mais saudáveis de cuidados com a saúde e comportamentos preventivos.

No dia 17 de março, a oficina tinha como tema "Amor e sexo nos tempos da juventude" com os jovens da localidade Marinheiro. A oficina* constituiu-se de uma discussão a respeito de interesses românticos, das crenças dos jovens sobre amar e namorar, sobre sexo, após dinâmica realizada com os jovens, que foram organizados em grupos, os quais organizariam suas ideias sobre os conceitos de Namooro e Fica, o que representa para eles namorar e ficar com alguém. Em seguida, após apresentação das ideias, outros subgrupos seriam formados: Concordo, Discordo, Não Sei de Nada. A proposta era elencar as ideias e opiniões dos jovens sobres aqueles termos, para, em seguida, discutir-se os temas sob o ponto de vista da psicologia e dos processos culturais, construindo assim um espaço saudável de reflexão e elaboração de estratégias e comportamentos preventivos em relação a namoro, fica e sexo.

 Contou-se também com apresentação de vídeo sobre "Relacionamento Precoce" (da MTV) com discussão e reflexão de conteúdos, articulando os pensamentos e questões sobre o vídeo com as ideias apresentadas pelo psicólogo.


 Rica experiência:

Grupos de jovens na localidade Marinheiro, Psicólogo Raimundo Neto: Troca de experiências e conhecimento, e elaboração de novas estratégias e comportamentos preventivos.




Grupo de jovens na localidade Marinheiro (ESF Cedro)








Terapia Cognitivo-Comportamental (Aaron Beck)






Quem concorda?


Quem discorda?



Relações Precoces (MTV)






*A dinâmica "Ficar x Namorar" foi adaptada pelo psicólogo Raimundo Neto, a partir do artigo "Oficinas sobre sexualidade  com adolescentes", Psicologia em Estudo, Maringá, dos autores Kátia Maheirie, Lílian Caroline Urnau, Mariana Barreto, Renata Orlandi e Roberta Ertes, 2005.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Saúde Mental do NASF - MARço/2012

Grupo educativos de saúde mental com a Equipe de Saúde da Família Cedro organizados pelo Psicólogo Raimundo Neto, Enfermeira Thaís e Agentes Comunitários de Saúde Raimundinha (localidade Caraíbas) e Leardo (Marinheiro) com temas diversos, estruturados a partir das demandas dos próprios jovens naquelas comunidades. Uma troca de conhecimentos e construção de espaços de discussão de temas relacionados a saúde e comportamentos dos jovens. Pensar sobre os pensamentos e elaboração de sentidos é uma estratégia saudável para mudança de comportamentos e resolução de problemas.


Grupos com Jovens na localidade Caraíbas:

Grupos de jovens na localidade Caraíbas (ESF Cedro)




Discussão de textos






Caraíbas

Caraíbas

ACS Raimundinha e Psicólogo Raimundo Neto




domingo, 11 de março de 2012

Saúde Mental do NASF - Março-2012

Grupo Educativo com Psicólogo Raimundo Neto e comunidade Poção dos Amaros (ESF Cedro): Conversando sobre Ansiedade.

Uma das propostas desses grupos educativos e suplantar a ideia arraigada de que trabalhos em grupo na atenção básica ou não são funcionais ou desnecessários, quando, na verdade, é uma das atividades que merecem ser consideras (conforme preconizado pelo Ministério da Saúde), tendo em vsita seus resultados junto à comunidade.

Com tais grupos educativos cria-se um espaço na comunidade para discutir processos de saúde-doença, tira-se dúvidas, e ajuda-se a população a repensar seu adoecimento, inserindo-a no entendimento de questões de saúde mental e ainda compartilhando conhecimentos do saber psicológico, sempre respeitando a idiossincrasia de cada sujeito e de cada comunida.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça que o manejo e o tratamento de transtornos mentais no contexto da APS são passos fundamentais para possibilitar a uma maior número de pessoas o acesso mais facilitado e rápido ao cuidado em saúde mental. Isso não só proporciona uma atenção de melhor qualidade como também reduz exames supérfluos e tratamentos impróprios ou não específicos.” Brasil, 2009, p. 34.)



GRUPO EDUCATIVO NA COMUNIDADE POÇÃO DOS AMAROS "Conversando sobre ansiedade" - Psicólogo Raimundo Neto 
 
Terapia Cognitivo-Comportamental na área:  "Se eu penso, eu sinto, eu faço"











 "Se eu penso, eu sinto, eu faço"