O núcleo de apoio à saúde da família surgiu como estratégia para ampliar a abrangência e a finalidade das ações da atenção básica, aumentando assim sua resolutividade, apoiando e aperfeiçoando a gestão da saúde na Estratégia Saúde da Família.
Para isso o Nasf se organizou planejando ações que promovessem mudanças na atuação dos profissionais da Saúde na Família e entre a própria equipe, incluindo ações intersetoriais e que buscavam ser interdisciplinares no território, prestando promoção à saúde, organizando projetos que efetivassem a prevenção, e ainda prática de reabilitação da saúde e cura, além da humanização do serviço e educação permanente.
As ações do Nasf foram pensadas buscando-se a construção de responsabilidades compartilhadas, onde cada equipe organiza suas limitações e dificuldade, e a partir disso tenta-se organizar ações que assegurem, de modo dinâmico e interativo, a retaguarda especializada dos profissionais do Nasf nas equipes de referência.
Os profissionais vêm tentando priorizar as dimensões básicas de suporte preconizadas na atenção básica, que são as dimensões assistencial e técnico-pedagógica. A primeira, produzindo uma ação clínica direta com os usuários em atendimentos individuais; e a segunda produzindo ações de apoio educativo com e para a equipe de saúde da família.
O processo de trabalho tem focado:
· Os profissionais buscam atuar em parceria com os profissionais das ESF;
· Compartilhamento das práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF;
· Apoio às equipes por meio de processos de educação permanente;
· Não se constituem como porta de entrada do sistema (não se configura como um mero ambulatório para atendimentos clínicos);
· Atuando a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as ESF;
· Buscando conhecer a realidade do território em que vive a população que está sob sua responsabilidade.
A equipe do Nasf tem tentado avaliar a realidade de cada comunidade, e examinar as necessidades e dificuldades dos profissionais da ESF, ampliando a capacidade dos profissionais de agirem nas comunidades gerando hábitos de vida mais saudáveis, prevenindo doenças e identificando, ainda cedo, as doenças ali existentes, tratando-as e promovendo adesão ao tratamento.
Desta feita, apresenta-se a seguir as atividades desenvolvidas pelos profissionais deste Núcleo de Apoio, e ainda as dificuldades encontradas na realização das ações, e possibilidade de atuação futura no planejamento de 2011.
Referência utilizada:
http://www.saude.ba.gov.br/dab/arquivos/portaria154.2008.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/.../caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário