quarta-feira, 6 de julho de 2011

Saúde Mental Nasf (Julho e Agosto) - 06.07.2011

Os transtornos mentais atualmente, segundo o Ministério da Saúde, exercem um considerável impacto sobre as comunidades de uma forma em geral. A estimativa é que 12% da população mundial sofre de algum transtorno mental, e que até 2020 esses transtornos serão a segunda maior causa de adoecimento.

Diante desta situação, as Políticas Públicas de Saúde Mental têm buscado outros cuidados, também em Atenção Primária, que visam superar estigmas e auxiliar tanto às equipes de saúde da família, à população bem como os sujeitos que sofrem de quaisquer tipos de transtorno a buscarem soluções viáveis/saudáveis para suas vivências.

A Saúde Mental do Nasf, desde setembro de 2009, tem buscado implantar atividades que permitam reflexões maduras tanto às comunidades quanto às equipes para temas diversos, tendo em vista que o profissional da atenção básica é o primeiro recurso de atenção à saúde, oferecendo cuidados tanto com atendimentos clínicos, visitas domiciliares e grupos educativos em saúde.

Nos meses de Julho e Agosto, definiu-se, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeira e Médico da Equipe Vitória de Baixo, algumas atividades importantes a serem desempenhadas. 

Inicialmente articulou-se um grupo com os ACSs em que foram discutidos assuntos importantes sobre problemas de saúde mental, orientações para identificar, cuidar e atender os portadores de transtornos mentais, "o que é neurose e o que é psicose?", reflexões sobre preconceito e julgamentos a respeito dos transtornos mentais, "O que é 'loucura'?", e sobre situações de emergência, para em um segundo momento, abordamos aspectos importantes sobre transtornos de ansiedade (e manejo), depressão, problemas de comportamento infantil, álcool e drogas, e manejo de suicídio; todas as atividades contam com a participação de toda a equipe e ainda com o apoio e participação do Colégio Tenente Freitas na localidade Vitória de Baixo.

Atividades inseridas no cronograma de julho e agosto da Equipe Saúde da Família para deselvolvimento: Grupo para pais na Escola: “Eu só quero que ele se comporte” - Possibilidades de mudança de comportamento. (Dois momentos: O que os pais precisam entender sobre comportamento infantil; Ajudando os pais a aumentar os comportamentos desejáveis de seus filhos; Nervosismo e o uso de medicamentos;Grupo Educativo com Agentes de Saúde: discutindo sobre transtornos de ansiedade, tratamento e diagnóstico; estratégias para construção dos grupo; Oficinas do Pensamento e Saúde Mental “Como o que eu penso interfere na minha saúde?”: Mude como você se sente, mudando como você pensa; Prevenção e Manejo de Suicídio.

 Dr. Cecílio explicando cuidados em saúde para a comunidade antes dos atendimentos (ESF Vitória de Baixo)

 Enfermeira Mônica Amorim (ESF Vitória de Baixo)

 Grupo Saúde Mental na Atenção Básica (Agentes Comunitários de Saúde Maurício, Gorete, Psicólogo Raimundo Neto, Vilmara


  Dr. Cecílio explicando cuidados em saúde para a comunidade antes dos atendimentos (ESF Vitória de Baixo)

  Dr. Cecílio explicando cuidados em saúde para a comunidade antes dos atendimentos (ESF Vitória de Baixo)

 O melhor de todos: Lotário, o "11º" Membro da Equipe Vitória de Baixo


06.07.2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário