A Equipe de Saúde da Família Cacimbas realizou na localidade Imbiribas um grupo de educação em saúde para apresentar à comunidade questões importantes sobre consumo de álcool e outras drogas e como isso pode alterar a vida de quem as utiliza e/ou de quem convive com quem as consome.
A Enfermeira Tânia (ESF Cacimbas) e o Psicólogo Raimundo Neto (NASF), com apoio da presidente da associação dos moradores da localidade Eva, apresentaram à comunidade conceitos e explicações a respeito o uso de drogas e sobre saúde psicológica.
A ação , voltada para a prevenção e promoção de atenção integral à saúde, visou também possibilitar um momento de reflexão aos participantes, para que pensem sobre novas estratégias de resolução de problemas, mudanças individuais de pensamento e comportamento, sobre o que geralmente leva as pessoas a consumirem drogas, buscando fugir de rótulos e estigmas, sempre levando em consideração à especificidade de cada população.
" O uso, o abuso e a dependência de drogas não devem ser entendidos somente como uma causa ou uma conseqüência e, muito menos, como algo redutível a um fator específico.Suas possíveis causas e conseqüências estão referidas a uma articulação dinâmica entre as esferas biológica, psíquica e social. Assim, o ato de consumo de drogas de um indivíduo deve ser compreendido a partir:dos problemas psicológicos que ele esteja enfrentando da tensão sócio-política e econômica que define sua sociabilidade, da propriedade farmacológica das drogas." ¹
A ideia é auxiliar as pessoas a pensarem em alternativas mais saudáveis para resolver (e pensar) sobre determinadas questões, , e que mesmo não possuindo controle sobre as coisas que acontecem no dia-a-dia é possível escolher a forma como olhamos para elas e como as resolvemos.
Prevenir também é refletir sobre o que não se quer ou sobre o que se pensa querer muito sem tentar buscar outra alternativa.
“Que a humanidade como um todo algum dia dispense os Paraísos Artificiais, parece pouco provável. A maioria dos homens e mulheres levam vidas tão dolorosas, na pior das hipóteses, e tão monótonas, pobres e limitadas, na melhor das hipóteses, que o impulso de escapar, o anseio de transcender a si mesmos, mesmo que por uns poucos momentos, é e sempre foi um dos principais apetites da alma.” (WEIL, 1986, p.33).
Enfermeira Tânia conversando sobre diversos tipos de drogas!
Vice Prefeito Adão e Vereadora Patrícia
Comunidade de Imbiribas atenta à enfermeira Tânia!
Psicólogo Raimundo Neto: Vamos refletir sobre consumo de drogas!
E quando começa a "Oficina dos Pensamentos"...
Por que as pessoas usam drogas?
uma "porta para o reino encantado".
Hora da Dinâmica: Hora de tentar adivinhar o que os outros sentem e pensam!
Dinâmica: "Todo mundo" comete erros de lógica. Quer ver?
Vice Prefeito Adão!
Presidente da Associação de Moradores das Imbiribas Eva! Obrigado pelo espaço!
DICAS DE LEITURA (Fontes para elaboração das palestras e folders)
A POLÍTICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA A ATENÇÃO INTEGRAL A USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pns_alcool_drogas.pdf
¹ POSSIDENTE, M.; FERNANDES, ALEXEI O; BUREL, E.B.a; ALVEZ, E.F. Dependência química, alcoolismo ou compulsão: algumas perspectivas sobre a mesma questão. Trabalho Acadêmico Avançado apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Psicólogo. Rio de Janeiro, 2008.
SILVA, Cláudio Jerônimo da and SERRA, Ana Maria. Terapias Cognitiva e Cognitivo-Comportamental em dependência química. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2004, vol.26, suppl.1, pp. 33-39. ISSN 1516-4446.