quarta-feira, 31 de agosto de 2011

1ª Ação em Saúde do NASF na Comunidade Catombo - ESF Anajazinho



No dia 31 de Agosto de 2011 realizou-se na localidade Catombo a 1ª Ação em Saúde do NASF na Comunidade, com a participação da Equipe de Saúde da Família Anajazinho, NASF e a equipe da Unidade Escolar José de Arimatéia Castro.

No evento, foram realizados  grupos educativos coordenados pelos profissionais com a participação de toda a comunidade, além de um grupo de atividades fiísicas, dinâmicas e lanche para todo.

 O evento contou com a participação da Secretaria de Saúde Jacqueline Melo, e do Coordenador da Estratégia Saúde da Família Edmar Figueiredo, que conversaram com a comunidade, apresentando as porpostas de trabalho da Secretaria de Saúde e disposto também a ouvir as contribuições da população para o melhoramento da atuação dos serviços da secretaria de saúde.

A 1ª Ação em Saúde organizada pelo NASF e Equipe de Saúde da Família Anajazinho (Agentes Comunitários de Saúde, Técnica de Enfermagem e Médico), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu com a realização de oficinas sobre câncer de pele, próstata, laringe, mama, útero e pulmão e sobre a importância da atividade física, e as diversas formas de prevenir aqueles tipos de adoecimentos.

Após os grupos educativos, a comunidade se reuniu para repassar para os demais participantes os conhecimentos adquiridos em cada oficina, e aprender mais sobre outros tipos de câncer, e também participando de uma dinâmica, com sorteio de brindes e lanche.
 
 
ESF Anajazinho, NASF, Secretária de Saúde: Agentes Comunitários de Saúde Antônio Luís, Arlinda, Glória, Mônica, Eliza, Jaqueline, Geralda, Médico Tallerandy, Técnica de Enfermagem Márcia, Fisioterapeuta Antônio Neto, Psicólogo Raimundo Neto, Educador Físico Alberico Magalhães, Assistente Social Patrícia Alencar, Fonoaudióloga Havenna Portela.

Secretaria de Saúde Jacqueline Melo explicando as propostas de trabalho da Secretaria de Saúde e ouvindo a comunidade!
Unidade Escolar José de Arimatéia Castro: Professores Wendell Sousa, Ana Maria, Eliane Magalhães, Socorro Neta, Adriana, Coordenadora Cristiane, Diretor Antônio Geraldo.
 
 

Comunidade do Catombo reunida!



Hora do Alongamento com o Educador Físico Alberico Magalhães




ESF Anajazinho e NASF

ESF Anajazinho e NASF


Raimundo Nonato e Raimundo Nonato falando sobre Câncer de Próstata

Patrícia, Mônica e Adriana falando sobre Câncer de Mama

Antônio Neto e uma participante da comunidade explicando Câncer de Pele

Márcia e Tallerandy falando sobre diversos tipos de câncer

Alberico conversando sobre a importância da atividade física como fator protetivo

Havenna e integrante da oficina sobre Câncer de Laringe

Hora da Brincadeira!!


Hora dos Brindes!

Hora dos Brindes!







Diretor Antônio Geraldo agradecendo aos participantes pela presença no evento!


Secretária de Saúde Jacqueline Melo





quinta-feira, 11 de agosto de 2011

2º Momento: Orientação em Saúde Mental na Atenção Básica - ESF Vitória de Baixo

 ACS Gorete, ACS Maurício, ACS Miltinho, ACS Vilmara, ACS Nivaldo, Psicólogo Raimundo Neto, Enfermeira Mônica, Técnica de Enfermagem Eulina!

Nosso dedicado motorista Lotário e ACS Gorete



Continuando o grupo de Orientação em Saúde Mental na Atenção Básica:


Tem-se tentando construir um espaço com os Agentes Comunitários de Saúde onde seja possível explanar sobre temas diversos dentro da saúde mental, seguindo com orientação diversas naquela área, e ainda trabalhar com os ACS novas estratégias para superar dificuldades e resolver conflitos tanto em relação ao adoecimentos de algumas pessoas da comunidade como dificuldades que eles encontram no dia-a-dia ao desempenharem suas funções. E como isso tem sido produtivo!

A ideia tem sido oferecer um suporte especializado em saúde mental aos profissionais da equipe de saúde da família, após rodas de conversa e reuniões com a equipe, através de grupos educativos e oficinas que possibilitam aos profissionais, e à comunidade, entender um pouco de adoecimentos psíquicos, prevalência, diagnósticos, e como é possível cuidados importantes em saúde mental, buscando entender os processos de adoecimento, com espaço aberto para discussões e novas propostas de trabalho, o que termina (ou começa) sendo um espaço terapêutico para todos os participantes.


Educação em Saúde com a Equipe de SF Cacimbas: Drogas, Saúde Psicológica e Oficina dos Pensamentos


A Equipe de Saúde da Família Cacimbas realizou na localidade Imbiribas um grupo de educação em saúde para apresentar à comunidade questões importantes sobre consumo de álcool e outras drogas e como isso pode alterar a vida de quem as utiliza e/ou de quem convive com quem as consome.

A Enfermeira Tânia (ESF Cacimbas) e o Psicólogo Raimundo Neto (NASF), com apoio da presidente da associação dos moradores da localidade Eva, apresentaram à comunidade conceitos e explicações a respeito o uso de drogas e sobre saúde psicológica.

A ação , voltada para a prevenção e promoção de atenção integral à saúde, visou também possibilitar um momento de reflexão aos participantes, para que pensem sobre novas estratégias de resolução de problemas, mudanças individuais de pensamento e comportamento, sobre o que geralmente leva as pessoas a consumirem drogas, buscando fugir de rótulos e estigmas, sempre levando em consideração à especificidade de cada população.

" O uso, o abuso e a dependência de drogas não devem ser entendidos somente como uma causa ou uma conseqüência e, muito menos, como algo redutível a um fator específico.Suas possíveis causas e conseqüências estão referidas a uma articulação dinâmica entre as esferas biológica, psíquica e social. Assim, o ato de consumo de drogas de um indivíduo deve ser compreendido a partir:dos problemas psicológicos que ele esteja enfrentando da tensão sócio-política e econômica que define sua sociabilidade, da propriedade farmacológica das drogas." ¹

A ideia é auxiliar as pessoas a pensarem em alternativas mais saudáveis para resolver (e pensar) sobre determinadas questões, , e que mesmo não possuindo controle sobre as coisas que acontecem no dia-a-dia é possível escolher a forma como olhamos para elas e como as resolvemos.

Prevenir também é refletir sobre o que não se quer ou sobre o que se pensa querer muito sem tentar buscar outra alternativa.


“Que a humanidade como um todo algum dia dispense os Paraísos Artificiais, parece pouco provável. A maioria dos homens e mulheres levam vidas tão dolorosas, na pior das hipóteses, e tão monótonas, pobres e limitadas, na melhor das hipóteses, que o impulso de escapar, o anseio de transcender a si mesmos, mesmo que por uns poucos momentos, é e sempre foi um dos principais apetites da alma.” (WEIL, 1986, p.33).





Enfermeira Tânia conversando sobre diversos tipos de drogas!


 Vice Prefeito Adão e Vereadora Patrícia

 Comunidade de Imbiribas atenta à enfermeira Tânia!









 Psicólogo Raimundo Neto: Vamos refletir sobre consumo de drogas!

 E quando começa a "Oficina dos Pensamentos"...


Por que as pessoas usam drogas?



uma "porta para o reino encantado".

 Hora da Dinâmica: Hora de tentar adivinhar o que os outros sentem e pensam!



 Dinâmica: "Todo mundo" comete erros de lógica. Quer ver? 








 Vice Prefeito Adão!

Presidente da Associação de Moradores das Imbiribas Eva! Obrigado pelo espaço!


DICAS DE LEITURA (Fontes para elaboração das palestras e folders)



A POLÍTICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA A ATENÇÃO  INTEGRAL A USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pns_alcool_drogas.pdf



¹ POSSIDENTE,  M.; FERNANDES, ALEXEI O; BUREL, E.B.a; ALVEZ, E.F. Dependência química, alcoolismo ou compulsão: algumas perspectivas sobre a mesma questão. Trabalho Acadêmico Avançado apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Psicólogo. Rio de Janeiro, 2008.


SILVA, Cláudio Jerônimo da  and  SERRA, Ana Maria. Terapias Cognitiva e Cognitivo-Comportamental em dependência química. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2004, vol.26, suppl.1, pp. 33-39. ISSN 1516-4446.


Oficina dos Pensamentos:  http://opbauru.blogspot.com/